I Encontro da Primeira Infância de Tuntum e da Região Centro-Sul do Maranhã acontecerá nesta quinta (30)

Com a realização da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal e Conselho Municipal de Educação de Tuntum e apoios da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional do Maranhão (UNCME-MA), Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) e Organização Mundial da Educação Pré-Escolar (OMEP-MA) será realizado de forma virtual pelo Canal do youTube da Prefeitura o I Encontro da Primeira Infância de Tuntum e da Região Centro-Sul do Maranhão, neste dia 30(quinta-feira),  manhã e tarde.

O I Encontro da Primeira Infância de Tuntum e da Região Centro-Sul do Maranhão que acontecerá nesta próxima quinta-feira(30), contará com a participação de vários estudiosos sobre a primeira infância e da educação infantil do país e do Maranhão e será de grande importância para os profissionais tuntunenses e da região central do Estado que trabalham e vivenciam o dia-a-dia desta faixa etária, seja na educação, assistência social ou/e saúde.


I Encontro da Primeira Infância de Tuntum e da Região Centro-Sul do Maranhão tem uma programação nos dois turnos, manhã a partir das 8 as 12 horas e de 14 às 18h e para participar o encontrista deverá fazer a inscrição através do link posto no convite.

O Prefeito Municipal de Tuntum, Fernando Pessoa,  estará na abertura do evento apoiando a realização do I Encontro da Primeira Infância de Tuntum e da Região Centro-Sul do Maranhão.

Aluísio Mendes rompe com Cleomar Tema

 

O blog apurou que há cerca de 30 dias os tradicionais aliados Cleomar Tema (ex-prefeito de Tuntum e ex-presidente da Famem) e o deputado federal Aluísio Mendes romperam suas relações políticas.

Ocorre que Tema colocou sua base política em favor das pré-candidaturas de Felipe Camarão e Fábio Macedo, que disputarão vagas na Câmara Federal. Tema tem cinco vereadores e dividiu a base entre os novos aliados. Antes de fechar com Macedo, Tema ainda flertou com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que vai colocar a filha, Amanda Gentil, como candidata à deputada federal.

Aluísio descobriu que o ex-prefeito estava negociando “por fora” e ficou uma fera. Decidiu acabar de vez com a longeva parceria política.


Blog do Clodoaldo Corrêa

Djalma Silva, *27/09/1921, Floriano, PI; +12/08/2013, Goiânia, GO.

Djalma Silva (piauiense) – Centenário de nascimento neste dia 27/09/2021

* Por Laércio Filho

Por ocasião do centenário de seu nascimento, tomei a liberdade de escrever algumas linhas sobre meu querido avô.

Há 100 anos, em Floriano, nascia o primogênito de João de Deus Alves da Silva e Corina Maria de Jesus. Seu assento de nascimento, lavrado no cartório Leal daquela cidade, curiosamente anota somente seu prenome DJALMA. Mesmo sem superar o brilho renascentista de seu pai, Djalma resplandeceu numa vida muito simples, dedicada e fiel. Respeitado por seus confrades maçons, pelos alunos e colegas, exerceu o magistério e a administração educacional em Floriano, em Caxias do Maranhão, em Anápolis, em Nerópolis e em Goiânia, onde viveu até seus últimos dias, em 2013.

Trabalhava muito. Oportunidades de trabalho o fariam se mudar sucessivamente em 1950 para o Maranhão, em 1962 para Goiás e, enfim em 1970 para Goiânia, onde se fixaria definitivamente. Certa vez, quando se dividia entre aulas em Nerópolis e na capital goiana, desmaiou durante um de seus deslocamentos entre as cidades, caindo de sua moto Vespa e machucando-se. De seu trabalho no magistério, ainda em Floriano, colheu o coração da moça Adália, que se mudara do distante Brejo Novo para a Princesa do Sul, onde continuaria seus estudos e mudaria os rumos de sua vida ao casar-se em 1947 com o respeitado professor.

Um bibliófilo de quatro costados, encantava os netos e provavelmente exasperava a mulher com sua valiosa biblioteca, que chegou a ter mais de 30 mil volumes empilhados num quartinho aos fundos de sua residência. Também enfeitiçava as crianças quando apanhava madeiras de buriti para esculpir elaboradas miniaturas de aviões ou navios, com as quais presenteava os netos. Desenhava bem e com esmero, tendo me iniciado nessa arte.

Foi escritor, poeta e cordelista. Deixou várias obras e, creio, nunca ganhou um centavo com elas. Distribuía-as livremente entre amigos e familiares.

Durante toda a vida, manteve correspondência com amigos e familiares em todo o Brasil. Apoiou sempre que pôde irmãos e parentes, seus próprios e de Adália. Descobri, anos após sua morte, de seu costume de mandar dinheiro para parentes em dificuldades. Dinheiro esse que nunca sobrou em sua própria casa. Mas criou honrosamente os quatro varões com a valiosa parceria de Adália. Mesmo que mantendo distância, soube honrar a família da esposa, tornando-se querido pelos seus!

Por ocasião de seu centenário, sua descendência soma quatro filhos, dez netos e seis bisnetos.

Viva vovô Djalma!


* Laércio Filho é neto de Djalma Silva.
PS. Djalma Silva é meu tio em primeiro grau, irmão primogênito do meu pai Hiran Silva. (Emerson Araújo – Titular do Blog).

Weverton Rocha em posse de presidência do PSOL-MA

O senador Weverton Rocha (PDT) esteve presente na posse do novo diretório do PSOL-MA, tendo à frente da legenda, Enilton Rodrigues. Weverton saudou o novo presidente estadual em solenidade realizada na noite de quinta-feira (23), no Solar Cultural-MST, em São Luís.

A presença de Weverton demarca um espaço para conversas entre PDT e PSOL. Enilton Rodrigues é ligado a Guilherme Boulos e no comando da legenda esatdual, vai abrir diálogo com o PDT.

Enilton recebeu mensagens de apoio, via vídeos, de nomes do partido, a exemplo do presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, o pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, Guilherme Boulos, a deputada Estadual do Pará, Marinô Britto, e a deputada federal do Rio Grande do Sul, Fernanda Melquiona, mandaram saudações, por meio de vídeo, ao novo presidente estadual.

“O PSOL/MA está com novos rumos e este diretório tem a tarefa política de fazer o diálogo necessário para derrotar Bolsonaro e não deixar os avanços do governo estadual retrocederem. Sempre defendo a unidade do campo popular, aqui no Estado e no Brasil”, enfatizou Enilton Rodrigues.


Marrapá

Fernando Pessoa (PDT), prefeito de Tuntum, encerra as comemorações de aniversário da cidade com a presença do governador Flávio Dino

Aconteceu, no final da manhã desta sexta-feira (24), em frente ao Palácio José Uruçu, sede da Prefeitura Municipal de Tuntum, o encerramento das comemorações dos 66 (sessenta e seis) anos de emancipação política do município com a presença do Governador do Maranhão, Flávio Dino, organizado pelo Prefeito Municipal Fernando Pessoa.

Além do Governador Flávio Dino estiveram presentes  a visita a Tuntum, nesta sexta(24), os deputados federais Juscelino Filho e Gastão Vieira, os deputados estaduais Fábio Macedo, Ana do Gás e Daniella Tema e o vice-governador Carlos Brandão, prefeitos, vereadores  e lideranças políticas da região centro-sul do Maranhão.

Durante o discurso do Governador Flávio Dino (PSB), em Tuntum,  foram anunciadas novas obras do governo do Maranhão para o município como a construção de um novo hospital municipal que deverá ter as suas obras iniciadas daqui a 15 (quinze) dias, segundo o mandatário maranhense, além da assinatura de ordem de serviço para a vinda de asfalto para algumas ruas da zona urbana e para alguns povoados da zona rural fruto de emendas de parlamentares  estaduais. O governador Flávio Dino, também, atendeu a um pedido do deputado federal Juscelino Filho que reivindicou a vinda de um  Restaurante Popular para a cidade.

Flávio Dino ainda entregou uma ambulância completa para a saúde básica de Tuntum nesta sexta-feira(24) em frente a Prefeitura Municipal durante a sua fala.

Fernando Pessoa

Durante o seu discurso, na manhã de hoje(24), durante a visita do governador Flávio Dino a Tuntum, o prefeito Fernando Pessoa lembrou da sua trajetória como empresário e político, agradecendo a população da cidade por suas vitórias eleitorais em 2018 e 2020 e fez uma série de críticas a administração de Cleomar Tema que deixou a cidade devendo por mais de 03 (três) meses a energia de prédios públicos municipais para a Equatorial, além do sucateamento da admistração pública local.

Fernando Pessoa, ainda, aproveitou o seu discurso para combater as “fakes news” dos blogueiros do ex-prefeito Tema Cunha contra a sua administração. e conclamou aos centenas de populares presentes ao evento à pacificação da cidade.

- Categoria 1
- Categoria 2
- Categoria 3
- Categoria 4